Estes são os clubes de futebol portugueses com um maior número de participações na I Divisão, desde que foi fundada, na época de 1934/35, por ordem decrescente de participações. Note-se que os três primeiros são os únicos que nunca foram despromovidos:

Sport Lisboa e Benficasweden_national_football_team_20120611

O Benfica é o clube com mais associados e adeptos em Portugal, o que lhe conferiu, historicamente, o poderio financeiro para se tornar na equipa com mais vitórias na I Divisão (35, na época de 2015-16). Eusébio, o “Pantera Negra”, é o grande símbolo histórico dos encarnados.

Futebol Clube do Porto

Os “azuis-e-brancos” cresceram até se tornarem não só o maior clube da Cidade Invicta, mas também um espécie de símbolo do Norte, contra o “centralismo” de Lisboa. O FC Porto foi o maior representante do futebol português nas competições europeias nas últimas três décadas.

Sporting Clube de Portugal

Fundado em 1906 enquanto clube “das elites”, o Sporting assume-se, desde há 100 anos, como o “eterno rival” do Benfica. Os insucessos desportivos ao longo das últimas décadas retiraram-lhe algum fulgor, embora a paixão dos mais leais se mantenha firme.

Clube de Futebol “Os Belenenses”

Os “azuis do Restelo” sofreram muito com o centralismo do Sporting e do Benfica e perderam o caráter de clube nacional que chegaram a deter na década de 40. Contudo, ninguém lhes tira o campeonato vencido em 1946.

Vitória de Guimarães

A cidade-berço é uma das poucas onde a maioria dos adeptos não tem outro clube que não o “Vitória”, o clube da sua cidade.

Vitória de Setúbal

Está longe dos tempos áureos dos anos 60, mas mantém-se firme na I Liga.

Associação Académica de Coimbra

A equipa dos estudantes recuperou do choque trazido pelo 25 de abril e venceu a sua 2.ª Taça de Portugal, em 2012.

Sporting Clube de Braga

Clube cujos resultados desportivos mais impressionaram ao longo dos últimos 10 anos, batendo-se quase de igual para igual com os “três grandes”.

Boavista Futebol Clube

Na memória dos axadrezados estará sempre o título da I Divisão, conquistado em 2000/1.

Club Sport Marítimo

O maior clube de futebol da Madeira.