Emblemas da Primeira Liga Portuguesa

Veja a descrição dos logótipos, ou emblemas, dos cinco clubes que já conquistaram o campeonato da I Divisão, atualmente I Liga, por ordem alfabética.

Boavista Futebol Clube

Os “axadrezados” são representados por um escudo com um painel de xadrez, as iniciais “BFC” e no topo uma coroa real, elemento de um brasão antigo da cidade do Porto.

Clube de Futebol “Os Belenenses”

Os “azuis do Restelo” têm como símbolo um escudo branco com margens azuis, com a Cruz de Cristo ao centro (a vermelho, naturalmente), duas faixas azuis cruzando o escudo (nas diagonais) e com as três iniciais do clube à esquerda, em cima e à direita.

Futebol Clube do Portobenficacampeao2009-10

Os dragões têm como emblema um bola de futebol da época (foi criado nos anos 20), em azul, com as letras “FCP” em branco. Sobre a bola está o brasão do clube, que consiste, nem mais nem menos, no brasão que foi atribuído à cidade do Porto pela rainha D. Maria II em 1837, como agradecimento pelo papel que a cidade desempenhara durante a guerra civil. O brasão atribuído por D. Maria já incluía o dragão e a faixa com a palavra “Invicta”.

Sport Lisboa e Benfica

O emblema dos “encarnados” é composto, ao centro por um escudo com as cores vermelha e branca, também com uma bola de futebol antiga e uma faixa com as letras “SLB”. Por trás do escudo, uma roda de bicicleta, lembrando o ciclismo que era praticado no Grupo Sport Benfica, clube que se fundiu ao Sport Lisboa, de Cosme Damião, em 1908. Por cima, uma faixa com a expressão latina “e pluribus unum”, “um por todos e todos por um”. No topo, uma águia de asas abertas.

Sporting Clube de Portugal

A versão atual do emblema dos “leões” data de 2001 e consiste num escudo verde, estilizado e minimalista, com 3 faixas brancas horizontais e as palavras “Sporting” e “Portugal”, numa afirmação internacional do nome do clube. Ao centro, o leão; no topo, a sigla “SCP”, tal como desde a sua fundação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *