História do Futebol no Algarve

O futebol tem um longo historial no Algarve. Com efeito, a Associação de Futebol do Algarve (correspondendo ao distrito de Faro, num esquema adotado desde os primórdios do futebol federado, no início do século XX, que se manteve até hoje) foi uma das primeiras a ser fundada, em 1922. O principal título conquistado pelos clubes da região foi o Campeonato de Portugal de 1923-24, em cuja final o Sporting Clube Olhanense derrotou o FC Porto por 4-2, numa final disputada em Lisboa.gt_640x480

Mais tarde, a presença dos algarvios na I divisão tornou-se habitual, mas a profissionalização do futebol e as transformações económicas de Portugal retiraram poder às equipas do Algarve (bem como de outras regiões do país). Dos 71 clubes que já participaram na I divisão, o Farense é o clube algarvio com maior número de presenças (23), seguindo-se o Olhanense (20) e o Portimonense (14). Participou ainda o Lusitano de Vila Real de Santo António (2). Outros clubes notáveis da região incluem o Esperança de Lagos e o Louletano, com diversas presenças nos campeonatos nacionais.

Olhanense: os adeptos ingleses

O final da década passada tornou famosa, no meio futebolístico, a claque de adeptos ingleses do Olhanense. Nas suas próprias palavras, “procuravam um clube pelo qual torcer”, à boa maneira inglesa, independentemente dos resultados – a mesma mentalidade que fez grande o futebol inglês e levou o Leicester a vencer a Premier League em 2016. A escolha recaiu no clube de Olhão, e, “palavra puxa palavra”, criou-se mesmo um “Olhanense Expat Supporters Group”.

Algarve United

Em 2004, surgiu um projeto ambicioso: o Algarve United, que pretendia congregar não só adeptos portugueses, mas também os numerosos apoiantes ingleses, entre os residentes na região. A ideia chegou a contar com a participação da estrela Paul Gascoigne. Contudo, apesar de ter conseguido uma subida de divisão no distrital algarvio, falhou os seus objetivos e acabou por fechar portas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *