Qualquer português que viaje pelo mundo terá já encontrado um cidadão autóctone a perguntar-lhe de que país é. E com certeza terá sido confrontado com uma das seguintes associações feitas a Portugal: “Ah! Portugal! Eusébio!”, “Portugal? Figo!”, “Portugal… Ronaldo!” – a opção normalmente dependente da idade do interlocutor.Madrid2-Milan0_20101019_224210

E o que têm em comum estas três personalidades, que são ícones de Portugal pelo mundo? Eram – e ainda continuam a sê-lo, no caso de Cristiano Ronaldo – ídolos do futebol Europeu e Mundial.

Portugal já foi uma potência global, aquando da época dos Descobrimentos, mas é hoje graças ao futebol (a par do turismo) que a maior parte dos estrangeiros ouviu falar deste país.

No entanto, não é só fora de Portugal que se delira com o futebol nacional. Os portugueses, seja no seu próprio país, seja em qualquer ponto do mundo, são ávidos consumidores deste desporto.

Não é por acaso que Portugal, com as pequenas dimensões que tem, continua a publicar diariamente três jornais desportivos em papel. São três publicações quase exclusivamente dedicadas ao futebol, o chamado “desporto-rei”. Até a rádio pública, Antena 1, dedica a sua “Tarde Desportiva” de domingo ao futebol e a pouco mais.

É por este ser um fenómeno de tal dimensão que tanto apaixona e move os portugueses, a ponto de se ter tornado quase um embaixador nacional no estrangeiro, que dedicamos este “site” ao fenómeno do futebol português. Abordaremos igualmente a possibilidade de ganhar com apostas em clubes pequenos e quase desconhecidos, como é o caso do Clube de Futebol de Fão.