A Vila de Fão

Situada no concelho de Esposende e pertencente ao distrito de Braga, Fão é uma vila do Norte de Portugal que vale a pena conhecer.

Com pouco mais de 3.000 habitantes, recebeu o título de vila apenas em 1976. O seu clube de futebol, o Clube de Futebol de Fão, tem um estádio que pode albergar quase metade da população da pequena vila!

Para além da sua equipa de futebol, esta vila é conhecida pela praia de Ofir e pela discoteca praticamente adjacente, a Pacha Ofir, muito popular entre os jovens, e até alguns menos jovens, da região.

FãoA conjugação da presença do Oceano Atlântico com o Rio Cávado proporciona paisagens de grande beleza, com dunas e falésias junto à costa e sapais nas zonas mais abrigadas. Claro que tais ambientes atraem uma quantidade de aves que tornam esta área um paraíso para os ornitólogos.
Daí que uma significativa parte do litoral da vila de Fão se integre no Parque Natural do Litoral Norte.

A economia da vila centra-se naquilo que a terra e o mar dão. A pesca e a agricultura continuam a ser o modo de vida de muitas famílias, e no verão a praia de Ofir atrai turistas, proporcionando boas receitas para os empreendimentos turísticos e estruturas de apoio, como bares e restaurantes.

No final de agosto, realiza-se em Fão a Festa da Nossa Senhora da Bonança, que atrai durante esse período, diariamente, largas centenas de visitantes, incluindo muitos fangueiros que emigraram para terras longínquas, mas que têm esta data marcada no seu calendário e fazem tudo para não faltar.

O Clube de Futebol de Fão foi fundado em 1956 e partilha agora as atenções desportivas dos fangueiros com o recente Hóquei Clube de Fão, fundado em 1999.

Como se pode constatar, razões não faltam para visitar a vila de Fão e até para ir assistir a um jogo do Clube de Futebol de Fão e dar o seu apoio à equipa!